
Como é o nosso sistema respiratório?
A necessidade de respirar
Com certeza que sentes fome ou sede várias vezes ao dia. Contudo, já alguma vez sentiste, necessidade em respirar? Certamente nunca. Porque se estivéssemos mais de 5 minutos sem respirar morreríamos; por isso mesmo, o nosso organismo realiza esta função sem antes ter que nos avisar. O ser humano respira o quer dizer que capta o oxigénio do ar por meio do sistema respiratório , através dos pulmões - autênticos protagonistas da função respiratória - Este oxigénio é imediatamente transportado pelos glóbulos vermelhos até ás células para estas realizarem a verdadeira respiração.
Qual a missão do oxigénio?
Através dos alimentos, o nosso corpo recebe a energia necessária para poder desempenhar o trabalho diário. Mas estes , por si sós, não chegam para nos abastecer : esta energia para ser plenamente aproveitada, deve separar-se da matéria. É neste momento que o oxigénio entra em acção.
Ao respirarmos, o oxigénio entra nos pulmões onde os glóbulos vermelhos o levam a todos os cantinhos do organismo. Do mesmo modo, ao respirar ficam resíduos de uma série de substâncias prejudiciais que mesmos pulmões se encarregam de expelir.
O caminho do ar
Para chegar até aos pulmões, o ar deve seguir o caminho marcado pelas vias respiratórias, isto é , a boca, as fossas nasais, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios. O ar entra no corpo de duas maneiras: pelas fossas nasais ou pela boca.Apesar de ser melhor respirar pelas fossas nasais visto que são filtrado antes de passar para outras vias respiratórias. Depois atravessa a faringe - por onde também passam os alimentos - e entra na laringe . Para evitar que os alimentos entrem nas vias respiratórias existe uma válvula chamada «epiglote» que se fecha quando a comida passa e se abre para a entrada de ar.
Depois o ar segue pela traqueia um tubo com 12 a 15 cm que se divide em dois canais chamados brônquios que levam o ar directamente aos pulmões. Dentro dos pulmões os brônquios ramificam-se em tubos mais finos - bronquíolos - que acabam em alvéolos pulmonares.
Os pulmões, elásticos e esponjosos
Os pulmões são dois órgãos elásticos e esponjosos, situados no interior da caixa torácica. Tem um tom rosado e estão protegidos por uma por uma dupla e fina membrana, chamada pleura, cuja função é proteger o pulmão do atrito com as costelas, de cada vez que inspiramos ou expiramos.Os dois pulmões não têm o mesmo tamanho. O pulmão esquerdo é um pouco menor que o direito. Enquanto o direito pesa 700 gramas e o esquerdo só 600 gramas. Na parte posterior do pulmão esquerdo existe um grande espaço vazio onde se situa o coração que recebe o nome de leito do coração.
Qual é a capacidade dos pulmões
A capacidade dos pulmões varia segundo a idade e a estrutura da pessoa. Ao fazermos movimentos respiratórios normais, inspiramos ou expiramos cerca de 0,5 litros de ar, mas se inspirarmos com força ,podemos inspirar cerca de 1,5 litros de ar.Nas inspirações e expirações habituais pode também expulsar-se 1,5 litros de ar chamados ar de reserva que junto com outro litro e meio de ar que permanece nos alvéolos pulmonares, dá-nos um total de 5 litros de ar.








